sexta-feira, 27 de março de 2009

Convocatória.

SEMINÁRIO

PORTOS E CIDADES: Economia, Sociedade e as Articulações do Brasil com o Mundo Atlântico

CONVOCATÓRIA

COORDENAÇÃO GERAL: Cezar Honorato

Organização: Polis – Laboratório de História Econômico-Social da UFF

A questão da inserção do Brasil no Mundo Atlântico tem sido bastante recorrente na historiografia, o mesmo acontecendo com os estudos urbanos e, em menor escala, com os portuários. Contudo, carecemos ainda de pesquisas que articulem cidades e portos - incluindo os pluviais - e cidades portuárias e mundo atlântico. Apesar de vários pesquisadores trabalharem temas próximos relacionados à imigração, à urbanização, ao comércio, ao tráfico negreiro, ao movimento operário, à cultura e etc, e que tenham como referentes as cidades portuárias e, muitas vezes, a dimensão atlântica destes temas.

No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, os estudos acerca da cidade - em todas as suas dimensões e temporalidades – seriam enriquecidos se resgatássemos as atividades portuárias redimensionando a vida urbana e o fato da cidade ser a principal articuladora do Brasil ao mundo, tanto no período colonial, quanto nos atuais tempos de globalização.

Pensando em tais questões e buscando inserir a comunidades acadêmica em um debate que vem se afirmando internacionalmente, buscamos realizar este Seminário que apresenta três objetivos claramente definidos:

a) a ocorrência de workshops entre especialistas das várias áreas, com profissionais de história, geografia, ciências sociais, urbanismo, etc;

B) a estruturação de um Congresso Internacional sobre o tema a ocorrer em 2010;

c) a possibilidade de estimular os jovens pesquisadores – graduação, mestrado e doutorado – a apresentarem trabalhos pertinentes ao tema geral do Seminário, ao mesmo tempo em que eles poderão interagir com pesquisadores com vasta experiência nos referidos temas.

Nesse sentido, estamos tentando viabilizar a presença do Professor Dr. Miguel Suarez Bossa – Catedrático em História Econômica da Universidade de Las Palmas de Gran Canárias/Espanha – hoje considerao o maior especialista internacional no tema Porto-Cidade no Atlântico Sul, com vários trabalhos publicados, além de coordenador do Projeto Internacional de Pesquisa “Empresas, Portos y Ciudades” que atrai pesquisadores da Europa, América Latina e África.

ESTRUTURA DO SEMINÁRIO

O Seminário ocorrerá entre os dias 13 e 18 de junho (datas prováveis) no ICHF/ UFF.

Na parte da manhã teremos as sessões de comunicação e mesas redondas e às tardes, workshops e mini-conferências .

INSCRIÇÕES

Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição constante do site www. para o endereço eletrônico portosecidades@ gmail.com constando o resumo da comunicação, caso vá apresentar trabalho. No primeiro dia do Seminário, os inscritos confirmarão a presença através do pagamento da taxa de R$20,00 (vinte reais) e receberão os certificados e uma cópia do cd-rom com a íntegra de todos os trabalhos

Até o dia 24 de maio, os inscritos que forem apresentar comunicação, deverão enviar por e-mail a versão final do trabalho completo para ser publicado em formato de cd-rom.

A Comissão Organizadora selecionará um conjunto de comunicações que, em conjunto com as conferências do prof. Miguel Suarez Bosa e Geraldo de Beauclair Mendes de Oliveira, deverão compor um livro a ser publicado posteriormente.

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Até o momento, além da UFF, temos a UERJ, a UFES, a UESC, a UFRRJ e o AGCRJ, FIOCRUZ/COC.

PESQUISADORES QUE JÁ CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO

  • PPGH/UFF: Beatriz Kuchner (AGCRJ), Bernardo Kocher, Carlos Gabriel Guimarães; Gladys Sabina Ribeiro, Geraldo Beauclair, Gislene Nader, Marcelo Badaró Mattos, Marcelo Bittencourt, Maria Fernanda Bicalho, Martha Abreu e Theo Lombarinhas Piñeiro
  • UERJ: Tania Maria de Castro Netto
  • FIOCRUZ: Fernando Sergio Dumas dos Santos
  • UFES: Luiz Cláudio Ribeiro e Maria da Penha S. Siqueira
  • UESC: Flávio Gonçalves dos Santos
  • UNEMAT/UFF: Romyr Conde Garcia
  • UFRRJ – Monica Martins

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ter acesso ao formulário de inscrição.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ter acesso ao formulário de incrição, também!

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante o seminário. Como estudiosa do trabalho portuário (estou fazendo doutorado sobre o tema) muito me interessaria participar. Pena que o seminário acontecerá entre o Congresso daLASA, em junho, e o congresso da SBS, que será em julho, nos quais apresentarei trabalho. Desta forma fica muito corrido e infelizmente não poderei participar. Mas, os parabenizo pela iniciativa e espero que o seminário internacional de 2010 ocorra. Com certeza deste participarei.

    ResponderExcluir